28/09/2021 a 30/09/2021



I CONGRESSO DE EDUCAÇÃO DO IDP


Sala de aula do futuro: transformando o hoje, construindo o amanhã.



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O QUE SE ESPERA DO PROFESSOR DO FUTURO?



O I Congresso de Educação do IDP tem como objetivo a interação e discussão de temas importantes para a prática pedagógica e educacional contemporânea.


Vamos debater um pouco sobre o que os novos tempos estão exigindo de professores e gestores em educação de diferentes níveis de ensino, além de compartilharmos nossas reflexões e ideias sobre as práticas atuais.


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COMO SERÁ O EVENTO?

PARTICIPANTES


Os inscritos no evento terão acesso a todos os painéis temáticos, conferências e mesas redondas, ficando a par dos debates atuais acerca do mundo da educação. A atividade confere a obtenção de certificado. *Os certificados serão obtidos apenas com a participação em 70% das atividades do congresso.


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PROGRAMAÇÃO

28/09 às 19h


Conferência de Abertura

Gina Vieira - Pedagogia da Esperança em Tempos de Luto - O futuro da educação no pós-pandemia.


Gina Vieira Ponte de Albuquerque é ceilandense, professora da educação básica na Secretaria de Educação do DF há 29 anos. Graduada em Letras pela Universidade Católica de Brasília. Pela Universidade de Brasília é mestra em Linguística, com ênfase em Análise de Discurso Crítica, especialista em EAD, em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar. Autora do Projeto Mulheres Inspiradoras, agraciado com 13 prêmios, entre eles, o I Prêmio Ibero-americano de Educação em Direitos Humanos.

29/09 às 17h


Base nacional comum curricular: Oportunidades e desafios

A BNCC foi aprovada em 2017. De lá para cá, todos os estados já elaboraram seus referenciais curriculares alinhados à BNCC e boa parte dos municípios homologaram seus currículos alinhados à BNCC. Mas o que isso significa na prática? Neste painel apresentaremos o porque de uma Base, quais as oportunidades que este documento traz, mas também os principais desafios na implementação e na execução de uma base comum curricular.

Mediadora: Prof. Manoela Vilela Araújo Resende


Doutoranda em Ciências da Educação na Universidade de Coimbra (Portugal), Mestre em Políticas Públicas (IPEA/Enap) e Especialista em Avaliação e Monitoramento de Políticas Educacionais (UnB). É servidora pública federal da carreira de Analista de Políticas Sociais no Ministério da Educação (MEC). Já passou por diversas áreas no MEC, trabalhando com ensino superior, alfabetização e o uso de evidências na educação. Atualmente, é Coordenadora Geral de Pesquisa e Desenvolvimento de Práticas de Alfabetização na Secretaria de Alfabetização do MEC. É membro da Rede de Talentos da Educação da Fundação Lemann.

30/09 às 16h


Educar para o futuro

Cidadania, coletividade e práticas afetivas


Educadores têm uma grande função na vida de seus alunos, os influenciando ao longo de toda sua vida, trazendo juntamente com o ensino formal, noções e valores para o crescimento de uma sociedade. Sendo assim, aqui pretendemos discutir qual o papel do professor nesta formação e quais os limites da ação docente no crescimento dos indivíduos.




Mediadores: Prof. Jéssica Possato


Psicóloga e professora universitária. Mestre em Processos do Desenvolvimento Humano e Saúde pela Universidade de Brasília (PGPDS-UnB). Realiza especialização em Psicologia Clínica de Orientação Analítica pelo Instituto Junguiano de Brasília. Trabalha e leciona nas áreas de Psicologia do Desenvolvimento Humano, Psicologia Escolar e Psicologia Clínica.


Prof. Matheus Asmassallan


Consultor e Psicólogo Escolar do IDP; Especialista em Direitos Humanos e Psicopegadagogia; Mestre em Psicologia Escolar e Desenvolvimento (UnB); Doutorando em Psicologia (UFBA); Integrante do Observatório da Vida Estudantil - OVE/UFBA; Professor no Centro Universitário Santo Agostinho - UNIFSA.


29/09 às 19h


Mesa redonda

Experiências e aprendizados trazidos pelo ensino em tempos de pandemia


Noberto Mazai


Pós Doutor em Educação. Docente nos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Direito do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), da Escola da Magistratura (ESMA), da Escola Superior da Advocacia (ESA/OAB) e do Centro Universitário (IESB). É membro do corpo editorial da Revista de Doutrina e Jurisprudência - RDJ - do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios-TJDFT e da Revista Direito Público do IDP. Participa do Núcleo de Pesquisa em Filosofia da Educação (NUPEFE/UPF) e do Grupo Formação Humana (UPF). Tem experiência na área de Filosofia, em História da Filosofia, Filosofia da Educação, Filosofia Política, Filosofia do Direito e Sociologia; na área da Pedagogia, em Ética Pedagógica e profissional. Eixos temáticos de investigação: Iluminismo e pedagogia, com ênfase em Rousseau; formação pedagógica, reconhecimento e pensamento pós-metafísico.



Priscila Santos


Doutoranda pelo Programa de Educação: Currículo na linha de pesquisa de Novas Tecnologias em Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Período de co-tutela (sanduíche) na The Open University. Mestre pelo Programa de Pós - Graduação em Psicologia do Desenvolvimento Humano e Saúde do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília. Especialista em Educação pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC. Graduada em Pedagogia pela Universidade de Brasília. Gerente Acadêmica da Pós Lato Sensu no Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa.



Marina Vianna Souza


Pedagoga pela UnB, mestra em Gestão do Conhecimento e TI pela Universidade Católica de Brasília (2019). Especialização em EaD pelo SENAC. Especialização em Design Instrucional para EaD Virtual pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Especialização em Administração Pública pelo IESB . MBA em Gestão de Projetos e Equipes de e-learning pelo INSTITUTO DE DESENHO INSTRUCIONAL. Gerente acadêmica no IDP Online desde 2020. Atua com EaD desde 2009.






Mediação: Mariana Fernandes R. B. Regis


Doutoranda e mestre em História pela Universidade de Brasília (PPGHIS/UnB). Pesquisadora de Teoria/Metodologia da História, religiosidades negras dos séculos XVIII e XIX e educação das relações étnico-raciais. Graduanda em Pedagogia, Professora de História e Especialista acadêmica do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa - IDP.














30/09 às 19h


Mesa de encerramento

Desafios da Educação no Brasil: experiências e perspectivas



João Bachur


Graduado em direito pela Universidade de São Paulo - USP (2001), mestre (2004) e doutor (2009) em ciência política pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (2009). Foi professor voluntário do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília - UnB (2005-2007, 2010, 2015) e chefe de gabinete do ministro da educação (2008-2011), diretor de política regulatória da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação (2015) e subchefe adjunto do núcleo social da Subchefia de Análise e Acompanhamento de Políticas Governamentais da Casa Civil da Presidência da República (2016). Hoje é advogado e coordenador do mestrado e do doutorado em direito constitucional do IDP, em Brasília. 




Diana Santos


Mestranda em Linguística pela Universidade de Lisboa. Formada em Letras Português pela Universidade de Brasília. Diana fez intercâmbio pela AIESEC na Turquia em 2015, onde trabalhou como professora de inglês para crianças e adultos e, em 2018, foi para China para trabalhar nessa mesma área.





Mediação: Mariana Fernandes R. B. Regis


Doutoranda e mestre em História pela Universidade de Brasília (PPGHIS/UnB). Pesquisadora de Teoria/Metodologia da História, religiosidades negras dos séculos XVIII e XIX e educação das relações étnico-raciais. Graduanda em Pedagogia, Professora de História e Especialista acadêmica do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa - IDP.














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